Reservatórios tem água na zona Norte, mas moradores não
O simples e importante gesto de higienizar as mãos está sendo dificultado pelo desabastecimento de água – ou fornecimento irregular – desde a manhã de quinta-feira (30) em bairros da zona Norte da cidade.
Moradores do Jardim Sasazaki, que são abastecidos pelo reservatório do Distrito Industrial, chegaram a suspeitar de quebra de adutora ou bomba.
Dano de grandes proporções, porém, não foram confirmados pelo Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília).
O operador de caldeiras Júlio Barros, 39, relata que a situação está crítica. “A gente liga para o Daem e eles dizem que estão enchendo (o reservatório), mas a água não chega”, conta ao Marilia Notícia.
O contribuinte fica ainda mais surpreso quando olha no site do departamento, no sistema que indica o volume dos reservatórios, e verifica que o R8 está com 40% ou mais de volume.
“Não dá para entender porque a água não chega. Estou desempregado, passo o dia todo na rua entregando currículo e quando chego em casa não tem água nem para se higienizar. É revoltante”, conta Júlio, que chegou a protestar na página do prefeito Daniel Alonso em rede social.
O problema estaria atingindo, principalmente moradores das ruas Hermínio Scarabotolo, José Matheus Carlos, João Batista Detregiachi e Francisco Martinelli.
O supervisor de administração patrimonial Josué Marques, que também mora nas imediações, relata que o bairro tem histórico de problemas de desabastecimento, mas nos últimos tempos a situação estava melhor.
“Estes dias percebemos novamente. Hoje, por exemplo, só tem água na caixa. Para banho e afazeres noturnos tem que economizar muito, controlar bastante, senão fica sem rapidinho”, relata Marques.
O MN questionou o Daem sobre o problema na região, mas não recebeu resposta até a conclusão da reportagem. O espaço está aberto para a manifestação do departamento.