Estado diz que vai notificar Marília para cumprir Plano SP
A Prefeitura de Marília será notificada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a retomar o Plano SP de reabertura das atividades. A informação foi confirmada pela assessoria do secretário estadual Marco Vinholi, designado por João Doria (PSDB) para dialogar – e tutelar – prefeitos.
O decreto estadual que substituiu a primeira quarentena está em vigor desde o dia 1º de junho. O chamado Plano SP institui medidas – com abertura ou restrições – para controle da pandemia do novo coronavírus.
A classificação por fases (vermelha, laranja, amarela, verde e azul) é feita com base nos indicadores das diretorias regionais de Saúde (DRSs). No caso de Marília, o resultado é impactado por 62 municípios, incluindo as microrregiões de Ourinhos, Assis e Tupã.
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Regional informou que a região de Marília encontra-se na fase laranja do Plano SP por indicadores que apontam “não apenas evolução da doença na região, como também ocupação hospitalar em alta”.
A nota diz ainda que “na classificação do dia 24 de julho, Marília apresentou aumento na taxa de ocupação hospitalar passando de 33% para 54,1% e variação no número de óbitos”. As evoluções consideram os últimos 14 dias.
Ainda segundo a Secretaria de Desenvolvimento, o “aumento dos índices é considerado preocupante e exige e permanência da região na fase laranja”.
O secretário Marco Vinholi, por meio de sua assessoria, disse ainda que “os decretos e ações dos municípios precisam observar a classificação dada pelo Plano SP, que foi baseada no panorama de evolução da doença e na capacidade de atendimento da saúde pública nas regiões”.
E conclui: “As prefeituras devem respeitar a determinação estadual. Marília já foi notificada uma vez desde a implantação do Plano e será notificada novamente; a Secretaria de Desenvolvimento regional continua dialogando”.