Blogueiro famoso é preso em São Paulo
Ricardo Barbato, blogueiro que dá aula como personal trainer – famoso pelo seus vídeos no Instagram de exercícios denominado de mahamudra (mistura de ioga, corrida, exercícios funcionais e treinos em barras), foi preso enquanto recebia alunos no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
O blogueiro fitness foi atuado e liberado logo em seguida, por exercício ilegal da profissão e foi levado para a delegacia por guardas civis metropolitanos. Ricardo Barbato foi detido depois de se recusar a receber uma notificação por parte dos fiscais do Conselho Regional de Educação Física.
Esta é a segunda vez que o blogueiro é autuado pelo mesmo motivo. De acordo com os fiscais, a documentação será enviada ao Ministério Público, que poderá abrir processo contra Barbato.
“Para os preocupados eu estou em casa, já está tudo numa boa, não se preocupem não que eu estou bem”, disse ele, que chegou a ser levado para a delegacia, mas não foi preso. “Para as pessoas que me perguntam, eu não sou professor de educação física e nunca me intitulei assim. Em fevereiro, eu recebi uma autuação e os meus advogados entraram com um pedido de defesa e a gente não obteve resposta até hoje. Defesa pelo fato de utilizar de um método que nada mais é que uma mistura de disciplinas que não são regulamentadas pelo CREA. Eu não sei se vocês sabem, mas ioga, capoeira, jiu-jítsu, muay thai e danças são atividades físicas, porém não são regulamentadas pelo Conselho de Educação Física, então são atividades à parte. O engraçado é ver e poder constatar como algo que é formado por um mix de disciplinas que não são regulamentadas pode ser regulamentado. E exercícios como agachamento e flexão são agora exercícios que devem ser regulamentados por tal”, disse o blogueiro.
Ele definiu a abordagem policial como “vergonhosa” e disse que “realmente foi muito chato”. “Estamos esperando a resposta referente a nossa defesa, é muito frustrante ver que pessoas do bem são mal interpretadas e julgadas. Tem tantas modalidades novas acontecendo hoje em dia que na minha concepção deveria haver uma revisão do regulamento que está defasado”, falou.
Fonte: UOL