Comércio espera publicação com detalhes da ‘abertura expandida’
O comércio de Marília já trabalha com a perspectiva de abrir, a partir da próxima segunda-feira (27), das 10h às 16h. Graças a uma lei municipal, são duas horas a mais de trabalho, em relação ao limite previsto na “fase 2 – laranja” do Plano SP, fixada pelo Governo do Estado.
Expectativa também para restaurantes, bares e estabelecimentos do gênero, que poderão abrir as portas para atendimento no local. Nos últimos quatro meses, foram cerca de duas semanas em contato com os consumidores.
O horário destes estabelecimentos, conforme o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília, José Augusto Gomes, ainda pode estar em negociação nestas últimas horas, antes que a lei municipal seja sancionada.
“A intenção da Prefeitura é que os estabelecimentos possam determinar sua abertura, funcionando por seis horas de dia, ou de noite, conforme o perfil. Mas há uma reivindicação para que se permita fazer dois turnos de três”, disse Gomes ao Marília Notícia.
Segundo ele, isso permitiria que os comerciantes servissem refeições no almoço e também no jantar, atraindo mais – e diferente perfil – de consumidores. O pedido foi, inclusive, mediado por vereador ligado à atividade comercial.
Em relação às academias de ginástica, também há a mesma reivindicação. Empresário do setor disse ao MN que a abertura em seis horas contínuas pode dificultar ainda mais o atendimento.
“Tem gente que não vai conseguir voltar. E se você abre, por exemplo, às seis da manhã, não consegue atender o pessoal que treina quando sai do trabalho. O ideal seria permitir das 6h às 9h e das 17h às 20h”, disse.
A lei municipal também prevê autorização para salões de beleza, que poderão atender um único cliente por vez (por sala) e com hora marcada. É proibida a espera no local.
Shoppings
A nova lei prevê inclusive a volta do atendimento na área de alimentação dos shoppings. O MN procurou os serviços de comunicação e marketing dos dois centros de compras da cidade. As administradoras informaram que vão aguardar a publicação da lei e de possível regra complementar.
O texto da lei aprovada na Câmara indica que os shoppings abrirão das 12h às 20h entre segunda e sábado. Nos domingos, das 14h às 20h.
Porém, tanto o Marília Shopping quanto o Esmeralda vão aguardar a publicação para informar aos consumidores.