Estado mantém Marília e região na ‘fase laranja’ do Plano São Paulo
A equipe do governador João Doria (PSDB) anunciou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24), que a região de Marília continua na fase atual – a laranja – do Plano São Paulo por pelo menos mais duas semanas.
A decisão impede a retomada do atendimento físico para bares, restaurantes e outros estabelecimentos do tipo, além dos salões de beleza.
A saída da região de Marília da ‘fase 1 – vermelha’, a mais rígida, em que só podem funcionar atividades essenciais, foi anunciada no último dia 10 de julho.
Com a mudança, puderam reabrir – com certas restrições sanitárias e de horário – o comércio em geral, shopping centers, escritórios, serviços imobiliários e concessionárias.
Agora, duas semanas depois da saída da etapa mais rígida, período mínimo exigido pelo Plano São Paulo, existia a expectativa de que a regional pudesse ser remanejada para a ‘fase 3 – amarela’, ainda menos restritiva.
Na fase amarela podem voltar a funcionar – com restrições – bares, restaurantes e outros estabelecimentos do tipo, além dos salões de beleza.
O secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, chegou a elogiar os índices de Marília e municípios próximos nos últimos dias.
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) aguardava o anúncio da nova configuração do Plano São Paulo para sancionar seu projeto de lei aprovado pela Câmara na última segunda-feira (20), chamado de “Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas do Município de Marília”.
O Plano antecipa a reabertura de diversos tipos de estabelecimentos comerciais e de serviços em Marília e tem potencial para gerar novas ações contra o município por pontos que confrontam com as regras estaduais.
Daniel estará reunido por videoconferência às 15h de hoje, com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19. A pauta será o balanço da semana e a avaliação da nova classificação do Plano São Paulo. O Marília Notícia acompanha os desdobramentos do anúncio.