Hospitais se preparam para o aumento das internações em UTIs
Previstos inicialmente como reserva técnica, os leitos adicionais em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais de Marília já começaram a entrar em funcionamento. A estrutura ampliada tende a reduzir a taxa de ocupação, mas o “indicador positivo” pode ser neutralizado rapidamente, pelo aumento nas internações.
Na segunda-feira (20) a cidade tinha 29 leitos de terapia intensiva ocupados, de um total de 48, uma taxa de ocupação de 60,42%. Entre os leitos clínicos, só 27,96% dos reservados estavam sendo usados, com 26 pessoas internadas.
Já na terça-feira (21), o número de pacientes em UTI caiu para 27. Na mesma data, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou o credenciamento de mais seis leitos no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Marília.
A instituição passou a contar com 26 leitos intensivos credenciados. Com o aumento da estrutura hospitalar e redução de dois pacientes, entre segunda e terça-feira, o percentual de ocupação caiu imediatamente para 50%.
Já nessa quarta-feira (22), conforme o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, o percentual de uso da estrutura de UTIs oscilou novamente para cima e agora está em 55,56%.
O motivo foram novas internações em terapia intensiva. A cidade registrou na tarde desta quarta, 30 internações que exigem suporte avançado – três a mais.
A ocupação dos leitos clínicos também subiu e chegou a 1/3 da estrutura nesta quarta-feira, com 28 pessoas internadas – eram 26 na segunda e 27 na terça-feira.
Ampliação
O Hospital das Clínicas de Marília, que desde o início da pandemia tinha 20 leitos intensivos, nesta semana teve mais seis habilitados.
Já o Hospital Beneficente Unimar (HBU) deverá ter mais 10 leitos credenciados nos próximos dias, passando de 16 para 26 habilitados.
Quando foi definido como primeira referência para pacientes de Marília pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na pandemia, o hospital tinha dez leitos intensivos específicos para tratar pessoas com Covid-19.
Já a Santa Casa de Marília deverá ter mais três leitos habilitados, passando para 15 vagas oferecidas ao SUS, voltadas principalmente para pacientes de Marília.
A secretaria municipal da Saúde informou que os credenciamentos estão em tramitação. Para concluir a habilitação dos leitos, as instituições passam por vistorias tanto do município quanto do Estado, com checagem de inúmeros itens, que envolvem recursos humanos, infraestrutura física e todos os equipamentos do suporte avançado.