Região de Marília pode ser reclassificada no Plano SP nesta sexta
O governador João Doria (PSDB) anuncia nesta sexta-feira (10) mais uma rodada de reclassificações das regiões do Estado no Plano São Paulo, que flexibiliza restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Existia a expectativa de que a região de Marília, caso atingisse os índices necessários, pudesse ter sido remanejada para uma etapa mais flexível ainda na semana passada, depois de ficar por 14 dias na fase vermelha – a mais rígida, em que só podem funcionar serviços essenciais.
O Estado, no entanto, sequer avaliou os índices locais na sexta-feira (3) passada e só fez remanejamentos regionais para fases mais restritivas naquela ocasião.
O Plano São Paulo impõe que para avançar até fases menos restritivas, uma região precisa ficar por duas semanas – período de incubação do novo coronavírus – em uma mesma etapa. Já as regressões podem ocorrer semanalmente.
Em desrespeito flagrante às próprias regras estaduais, a região de Marília foi obrigada a ficar três semanas na mesma fase sem ter seus índices de proliferação da Covid-19 e capacidade hospitalar avaliados.
Tais análises de indicadores, segundo o Estado, referentes a cada uma das regiões, serão divulgadas agora. São sempre comparados os números de sete dias em relação ao mesmo período anterior.
Governo
Na cúpula do governo Daniel Alonso (PSDB) existe a expectativa de que a região saia da “fase 1 – vermelha” e avance para a “fase 2 – laranja”, em que são autorizados o funcionamento com restrições sanitárias e de horário para alguns setores da economia.
Na fase laranja podem reabrir comércio em geral, shoppings, escritórios, serviços imobiliários e concessionárias.
“Os números são os melhores possíveis, além da possibilidade de eventual surpresa jurídica, ante o posicionamento do Ministério Público de segunda instância”, disse um interlocutor da gestão municipal, citando também uma mudança recente no cenário jurídico.
Outros servidores, da área técnica da Saúde de Marília, ouvidos pelo MN, confirmam uma melhoria da situação local, mas colocam em cheque as análises feitas pelo governo João Doria, que podem frustrar mais uma vez a esperança do município.
A informação interna na pasta de Saúde da Prefeitura é de que Marília já teria números para avançar para a fase laranja desde a semana passada.
“Eu falo em estabilização. Quer dizer que aumentamos o número de casos, mas ficamos com um número que não altera de forma significante. Por exemplo, não se vislumbra um boom agora. Vamos manter uma média de novos casos”, disse a pessoa da Saúde ouvida pela reportagem.
O Secretário da Saúde de Marília, Cássio Pinto, disse que precisava reanalisar os dados locais antes de se manifestar à reportagem, mas confirmou que em relação à semana passada existiam indicadores que justificavam a reclassificação para a fase laranja.