Doria descumpre Plano São Paulo e mantém Marília na ‘fase vermelha’
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (3) que a região de Marília continua na ‘fase 1 – vermelha’, a mais rígida do Plano São Paulo.
Com a manutenção, seguem autorizados apenas os serviços considerados essenciais em toda a região de Marília. A determinação vale até a próxima reclassificação pelo Estado.
Após informações desencontradas sobre os prazos para eventuais reclassificações das regiões, o Marília Notícia questionou o governo de São Paulo sobre o assunto, mas ainda não obteve esclarecimentos.
Algumas fontes do Palácio dos Bandeirantes indicaram que a região poderia ser reavaliada para uma possível reclassificação – caso atingisse os índices necessários para isso – nesta sexta-feira. No entanto isso não foi feito. A decisão de não submeter a região a uma nova reavaliação nesta sexta, descumpre o próprio Plano São Paulo.
Consta no Plano que “uma região só poderá passar a um maior relaxamento após 14 dias da mudança de fase, mantendo os indicadores de saúde estáveis por um período completo de incubação”.
Marília foi rebaixada da ‘fase 2 – laranja’, que é menos restritiva, para a ‘fase 1 – vermelha’, no dia 19 de junho, 14 dias atrás.
No entanto, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, teria dito ao prefeito Daniel Alonso (PSDB) que a região só poderia ser reavaliada na sexta-feira da semana que vem, dia 10 de julho. Quer dizer que a região sequer teve seus indicadores analisados, mesmo após 14 dias em uma mesma fase.
Vinholi não quis atender o MN para esclarecer a questão, apesar da insistência da equipe do site, e seus assessores se recusaram a responder os questionamentos feitos pela reportagem.
Durante a coletiva de imprensa, a secretária Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen da Silva, confirmou que só haverá reclassificação com objetivo flexibilizar restrições nas regiões no dia 10 de julho.
Neste dia 3 de julho houve apenas uma alteração, que rebaixou a região de Campinas para estágio mais rígido.