‘Não é uma gripezinha’ disse vítima antes de morrer
O agente penitenciário de 55 anos, Fernando Genaro Júnior, morreu nesta quarta-feira (24) vítima do coronavírus. Ele estava internado desde o dia 14 de junho em um hospital particular de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília), no entanto, morava e trabalha em Reginópolis (distante 106 quilômetros de Marília).
A morte do agente é contabilizada como o primeiro óbito por Covid-19 registrado em Reginópolis.
O diagnóstico de Covid-19 foi confirmado no dia 17 de junho e Fernando morreu uma semana depois. Horas antes de falecer, o agente fez um desabafo sobre a doença em uma rede social.
“É pessoal, esse Covid não é apenas uma gripezinha, se cuidem”, escreveu na mensagem às 21h de terça-feira (23). Fernando morreu por volta de 3h de ontem.
No dia 19 de junho a esposa dele chegou a escrever um texto, também em uma rede social, dizendo que o marido estava bem e sendo medicado.
“Meu marido não está entubado. Não está com falta de ar. Não está com febre e nem inválido numa cama. Graças a Deus descobriu logo o problema e ele está bem obrigada. Tomando a medicação adequada pela situação. Eu e meu filho acabamos de fazer o teste e deu negativo”, falou a esposa.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) através de nota informou que “o servidor trabalhava na Penitenciária II de Reginópolis e tinha comorbidades. Genaro Junior atuou como diretor do Centro de Segurança e Disciplina por 10 anos, sempre com dedicação, zelo e atenção, tendo prestado valorosos serviços e era querido por todos. A Pasta se solidariza com a dos familiares, a quem está prestando toda a assistência necessária”.
“Informamos que o Governo do Estado iniciou a testagem em massa de populações vulneráveis, incluindo-se aí, as pessoas privadas de liberdade. O projeto piloto foi realizado na Penitenciária II de Sorocaba e as próximas unidades contempladas serão definidas em planejamento técnico dos órgãos de saúde, considerando-se a existência de casos confirmados nos presídios, inclusive entre funcionários”, afirmou ainda a SAP.
Até a manhã desta quinta-feira (25), Reginópolis registrava três casos positivos de coronavírus, sendo uma morte.