Assis ignora faixa vermelha e mantém comércio aberto
O município de Assis (distante 75 quilômetros de Marília) deveria retroceder à fase vermelha de acordo com o Governo do Estado, por pertencer à DRS IX de Marília.
No entanto, em nota divulgada nesta quarta-feira (24) a Prefeitura informou que a cidade “dispõe de todos os aparatos e estrutura para enfrentamento a Covid-19, com todas as restrições necessárias para coibir o vírus e intensifica a fiscalização e orientação dos protocolos de higiene vigentes nos estabelecimentos comerciais”. Portanto, o comércio segue aberto e ignora as recomendações do Governador João Doria.
A Prefeitura afirmou que a Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA) e a Polícia Militar vão auxiliar na intensificação da fiscalização.
“Nós vamos intensificar a fiscalização com o auxílio da Polícia Militar e servidores da Prefeitura, assim como da ACIA, no sentido de coibir aglomeração de pessoas”, informou o prefeito José Fernandes.
O prefeito ainda se posicionou quanto às recomendações do Governo do Estado.
“Respeitamos todas as determinações e atitudes do nosso governador, principalmente no que diz respeito à preservação de vidas e vamos combater aglomerações e festas priorizando a vida. E, para isso, nós contamos com uma equipe de profissionais da saúde capacitada que têm sido brilhante, assim como o Comitê de Contingenciamento e Enfrentamento ao Coronavírus do Município de Assis que tem tido uma conduta pontual e digna mediante essa pandemia”.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas devem usar máscara, fazer a higienização das mãos com água e sabão, ou álcool gel, manter o distanciamento social e saírem de casa somente em caso de necessidade.
A população pode fazer denúncia pelo 190 e acionar a PM que fará a fiscalização juntamente com a Vigilância Sanitária do Município de Assis.
Até esta quarta-feira, Assis somava 149 testes positivos de Covid-19, sendo oito mortes pela doença.