Conheça 11 mitos sobre a dengue
Todo mundo conhece alguém que já pegou dengue, não é mesmo? Seja a avó, o marido, o filho ou até mesmo algum amigo próximo. Com a epidemia de dengue crescendo cada vez mais em vários estados do Brasil, todo mundo só se fala nela: na dengue.
Cada um tem sua forma de evitar a picada do mosquito da dengue, mas será que todas essas crenças são verdadeiras? Confira a seguir mitos e verdades sobre a dengue e saiba como espantar o Aedes aegypti.
1 – Quem mora em andar alto não pega dengue?
Mito. Embora dizem que o mosquito da dengue costuma voar baixo, há outras formas que faz com que ele alcance andares altos. Um deles é o próprio elevador. “Teoricamente, ele não chegaria até lá em cima, mas não tem como garantirmos isso”, explica a infectologista Daniela Iamas, do Hospital Leforte.
2 – Na segunda vez em que a pessoa pegar dengue ela necessariamente desenvolverá a forma hemorrágica?
Mito. Existem quatro tipos de vírus da dengue: o quarto tipo é o que causa a dengue hemorrágica. Se um indivíduo tiver a primeira dengue do tipo 4, ela desenvolverá a dengue hemorrágica logo no inicio. O que acontece é que se a pessoa pegou a primeira vez algum dos outros tipos da dengue, a chance de ela pegar o tipo 4 é maior”, diz a infectologista do Hospital Beneficência Portuguesa, Eliane Tiem.
3 – Receitas caseiras acabam ou espantam o mosquito, como a borra de café, limão com cravo, ingestão de alho e suco de inhame?
Mito. As receitas caseiras para espantar o mosquito Aedes aegypti não possuem fundamentos. Elas não oferecem nenhuma prevenção contra a dengue. Nem mesmo a vitamina B12 funciona.
4 – Velas de citronela são completamente eficazes para espantar o mosquito da dengue?
Mito. A vela de citronela só consegue afastar o mosquito quando é colocados em ambientes pequenos e fechados. O raio de ação da vela é muito pequeno, em torno de dois metros aproximadamente. Quando colocadas em ambientes arejados e espaçosos, o odor se espalha e não apresenta eficácia para espantá-los.
5 – Só o repelente à base de Icaridina que funciona?
Mito. Embora o de Icaridina seja melhor, pois age por até 12 horas na pele, os outros repelentes à base de DEET e IR3535 também são funcionais. O de Icaridina leva vantagem, já que você não precisa ficar retocando toda hora, pois age até 12 horas na pele. Os demais repelentes duram menos tempo.
6 – Os repelentes de inseto protegem 100% contra a picada do mosquito da dengue?
Mito. Os repelentes de insetos não oferecem garantia total de que a pessoa não será picada pelo mosquito. Para essa eficácia chegar perto dos 100%, é preciso seguir rigorosamente a recomendação de cada produto e reaplicá-lo no tempo correto. O suor, por exemplo, diminui a eficácia do repelente.
7 – Quem pega dengue uma vez não pega mais?
Mito. Há quatro tipos de dengue, por isso, a pessoa só não pegará mais a doença se ela contrair os quatros subtipos da doença. Quem teve o tipo 1 está imune a esse tipo. Se a pessoa for picada por um mosquito com o tipo 1 novamente, não adoecerá. Mas ainda restam três.
8 – O mosquito só pica da cintura para baixo?
Mito. Apesar do mosquito realmente voar baixo, a maioria das picadas acontecem na perna e do joelho para baixo. Porém, ele também pode ficar nos braços, no rosto e em outros lugares da cintura para cima. A melhor dica é proteger o corpo todo. As crianças, principalmente, devem ter cuidados redobrados.
9 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa?
Mito. As larvas se desenvolvem principalmente em água limpa, mas também conseguem se desenvolver em águas sujas. Não aquela água suja e podre, mas não precisa ser uma água necessariamente limpa.
10 – Qualquer pessoa que for picada pelo Aedes aegypti necessariamente contrairá a dengue?
Mito. A pessoa apenas desenvolverá a doença se o mosquito estiver com o vírus da dengue. Para ele estar com o vírus é preciso que ele já tenha picado alguém doente. Portanto, nem todas as picadas de mosquito significa que você desenvolverá a doença.
11 – Roupa clara afasta completamente o mosquito?
Mito. A roupa clara não afasta totalmente, mas é uma atitude válida. Vale lembrar que as roupas escuras atraem o mosquito Aedes aegypti. Por isso, a recomendação é utilizar roupas claras e longas.
Fonte: IG