Ourinhos confirma volta à fase vermelha; Assis ainda aguarda
O prefeito de Ourinhos (distante 97 quilômetros de Marília), Lucas Pocay (PSD), confirmou por meio de sua assessoria, na tarde desta sexta-feira (19), que vai cumprir a determinação para volta da região à “fase 1 – vermelha” do Plano São Paulo. Com isso, somente atividades essenciais serão autorizadas.
A fase vermelha equivale à primeira quarentena que o Estado viveu, com autorização apenas para postos de combustíveis, supermercados, lotéricas, padarias, açougues, lojas de materiais para construção, indústrias e construção civil. Restaurantes só podem atender pelo sistema delivery e drive thru.
“A decisão leva em consideração a quantidade de casos de coronavírus registrada nas cidades e os reflexos no sistema público de saúde. Com isso, Ourinhos volta para a ‘fase 1’, que só permite o funcionamento de atividades econômicas essenciais”, informou o município, em nota.
O município declarou ainda que a medida será divulgada no Diário Oficial do Estado. “Baseado neste documento, a Prefeitura de Ourinhos divulgará mais detalhes sobre a determinação”. A cidade tem 304 casos de Covid-19 e quatro mortes confirmadas.
A administração municipal afirmou que tem desenvolvido diversas ações no combate à Covid-19 e pediu conscientização à população sobre as medidas de prevenção, “lembrando que a flexibilização das restrições impostas pelo Governo do Estado dependerá do comportamento de cada cidadão”.
Assis
Já a Prefeitura de Assis, também em nota, anunciou que vai aguardar reunião com Comitê de Contingenciamento e Enfrentamento ao Coronavírus no Município, antes de se manifestar.
A reunião deve acontecer na segunda-feira (22), mesma data em que deve entrar em vigor o decreto do governador do Estado, que estabelece o retrocesso, com fechamento das atividades não essenciais.
Assis tem 114 casos positivos e sete mortes pela Covid-19, segundo a Prefeitura.