Polícia Civil de Tupã deflagra Operação Xeque Mate
A Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília), deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação “Xeque Mate”, para combater o crime organizado e o tráfico de drogas.
Quase 40 policiais civis e mais de dez viaturas policiais saíram pelas ruas da cidade em cumprimento a nove mandados de busca e oito mandados de prisões temporárias, de criminosos envolvidos com o crime organizado e o tráfico de drogas.
A operação é fruto de um intenso trabalho de investigação desenvolvido pelos policiais por mais de três meses, cujo resultado foi a identificação de um grupo de indivíduos que praticavam o tráfico de drogas no município e alguns deles, integravam organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios.
Segundo a polícia, durante o período de investigação, foram realizadas apreensões de documentos, drogas e ainda prisões em flagrantes, vinculadas ao grupo criminoso, que demonstravam o intenso tráfico.
Os mandados de prisões foram cumpridos em vários bairros. Foram apreendidas porções de drogas, dinheiro, uma televisão, cuja procedência está sendo apurada, uma motocicleta e aparelhos celulares vinculados aos crimes praticados.
O resultado da operação foi a prisão de seis homens e duas mulheres que foram encaminhados à base da Dise, onde foram interrogados e posteriormente transferidos para unidades prisionais da região.
O delegado Flávio Delgado de Melo, coordenador da operação, esclareceu que “durante as investigações foram identificados indivíduos que integram uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios, inclusive com uma célula de comando implantada na cidade”.
Ainda conforme Melo, “esta célula, que os criminosos chamam de ‘tabuleiro’, trata-se de um grupo de criminosos com poder de comando dentro da organização criminosa”.