Prefeitura de Tupã decreta fechamento do comércio
A Prefeitura de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) decretou fechamento de parte do comércio entre quinta-feira (11) e domingo (14), incluindo algumas atividades essenciais. O município foi o primeiro da região a fazer a reabertura, após obter liminar na Justiça.
A medida foi anunciada durante coletiva na manhã desta terça-feira (9) pelo prefeito Caio Aoqui (PSD). O chefe do Executivo alegou que houve um aumento significativo na ocupação dos leitos da Santa Casa local.
A enfermaria está com 60% ocupação, sendo 15% com tupãenses. Tupã tem 21 casos confirmados de coronavírus, sendo dois óbitos. Há uma morte suspeita em investigação.
O decreto n° 8.789, publicado hoje, determina que na quinta-feira todos os estabelecimentos comerciais fechem as portas, exceto farmácias e postos de combustíveis. O setor de supermercados, por exemplo, que é considerado uma atividade essencial, não está incluído entre os locais que podem funcionar.
O documento diz ainda que restaurantes poderão funcionar, na quinta, somente na modalidade delivery, ficando proibida a retirada no balcão.
De sexta-feira (12) até domingo (14) fica proibida a abertura e funcionamento do comércio em geral, serviços, restaurantes, bares, feiras-livres, igrejas, lojas de materiais de construção, óticas, academias, salões de beleza, clínicas estéticas e quaisquer outras atividades.
Neste período, o decreto permite apenas o funcionamento das farmácias, consultórios médicos, postos de combustíveis, lotéricas, supermercados, açougues e panificadoras.
No caso de restaurantes e lojas de conveniência, autoriza o funcionamento na modalidade delivery, proibindo a retirada no local.
O documento proíbe também, por prazo indeterminado, a realização de eventos particulares – reunião de pessoas com objetivos institucionais, comunitários, recreativos, comerciais ou promocionais, em área urbana ou rural, inclusive chácaras, sítios e fazendas.