Tenente-coronel Cristal assume batalhão da PM em Marília
A tenente coronel Márcia Cristina Cristal Gomes assumiu o comando do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior em Marília nesta semana. Ela é a primeira mulher a comandar o batalhão da cidade e tem 28 anos de carreira.
Cristal assume a função de gestora da pasta de segurança púbica em 25 municípios da região de Marília, Garça e Tupã, substituindo o tenente-coronel Mario Sergio Nonato.
A comandante é representante da força do gênero dentro da corporação, que vem dando espaço à mulher desde a criação do primeiro corpo feminino da América Latina em 1955.
Inicialmente as mulheres realizavam atendimentos específicos a mulheres, menores, idosos ou pessoas com deficiência, e hoje, participam do policiamento lado a lado com os homens, inclusive na função de comando.
A nova comandante tem como plano dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, conforme os objetivos estratégicos do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do comando regional CPI-4.
“Estão nos objetivos a segurança da população com ações de prevenção e polícia ostensiva, e parcerias com o poder público municipal e entidades públicas e privadas, bem como buscar o auxílio da população na aproximação do policial militar, dentro da filosofia da polícia comunitária, visando soluções mais abrangentes no combate à criminalidade e preservação da ordem pública”, diz nota da PM enviada ao Marília Notícia.
A tenente-coronel Cristal é mariliense, casada e tem uma filha. “Aos 19 anos viu na dedicação ao próximo sua profissão, escolhendo a carreira policial-militar”, prossegue nota da PM.
De acordo com a instituição, Cristal ingressou nas fileiras da corporação pelo portal da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1992). Atuou no 1º Batalhão de Trânsito, no atual Centro de Material Bélico da Polícia Militar, em São Paulo, no Policiamento Territorial: 9ºBPM/I, sediado em Marília; 32º BPM/I, sediado em Assis, 44ºBPM/I, sediado em Lins, Comando de Policiamento do Interior 10, sediado em Araçatuba.
A comandante é mestrada em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar paulista, com a seguinte titulação – Proposta de Nova Codificação de Natureza de Ocorrência relativa aos crimes de Violência Doméstica e Familiar como forma de atuação policial e mecanismo de cumprimento à lei.