Daniel compara regiões, discorda de classificação e questiona SP
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) informou na tarde desta quarta-feira (27), após divulgação de detalhes do “Plano São Paulo”, que vai pedir explicações do governo estadual sobre a classificação de Marília na estratégia de reabertura gradual da economia.
O chefe do Executivo disse ao Marília Notícia que vai buscar no governo do Estado “entendimento” para a situação.
Com menor número casos confirmados de Covid-19, a região administrativa de Marília tem menor nível de abertura, por exemplo, que a região de Bauru. A cidade vizinha registra atualmente 256 casos positivos e 14 mortes. Já Marília soma 66 casos positivos e apenas uma morte.
Marília foi classificada na fase 2. Para comparação, a região de Bauru está na fase 3 e já pode a partir de 1º de junho retomar, com restrições, as atividades de bares, restaurantes e similares, além de salões de beleza. Sem restrição, podem funcionar imobiliárias, concessionárias e escritórios.
O nível de abertura de Marília e região é também menor que as regiões de Araraquara e Presidente Prudente, que apresentam mais casos.
Fontes próximas ao prefeito chegaram a cogitar uma falha na divulgação do mapa, com as respectivas indicações de atividades liberadas em cada região de São Paulo.
Além do número de casos, segundo o governador João Doria (PSDB), foi levado em conta para classificação, fatores envolvendo a evolução da pandemia e capacidade do sistema de saúde de cada região.
O MN acompanha o desfecho para os questionamentos do Executivo Municipal e também encaminhou solicitação de informações ao governo do Estado, sobre os critérios para a liberação.