Vídeos mostram maus-tratos a animais em festa de Marília
Publicações em redes sociais em que jovens aparecem manipulando uma galinha – dançando, arremessando o animal e oferecendo bebida alcoólica – são alvo de apuração pela Comissão de Direito Animal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Marília, que promete levar o caso às autoridades.
As cenas (veja o vídeo abaixo) teriam acontecido em uma chácara, no sábado (23), e foram gravadas pelos próprios participantes. As imagens foram recuperadas de redes sociais, de onde já teriam sido apagadas pelos autores das postagens.
Em um dos vídeos, um rapaz aparece agitando a ave, que em seguida tem um boné colocado sobre a cabeça e depois é arremessada.
Em uma foto, a galinha aparece sobre um prato com massa, com o bico próximo a uma garrafa que teria bebida alcoólica. Pelo menos dez pessoas teriam participado da festa, mas quatro estariam relacionadas aos maus-tratos.
O material foi encaminhado à advogada Giovana Poker, que preside a Comissão de Direito Animal da OAB Marília. Em uma rede social, ela agradeceu o envio de vídeos e fotos para embasar a denúncia.
“O tratamento agressivo e degradante a que foi submetido o animal, que estava visivelmente assustado e estressado, configura crime de maus-tratos previsto no artigo 32 da lei 9605/98. Informamos que os agressores já foram identificados e estamos tomando as medidas judicias cabíveis”, escreveu o perfil da da comissão em uma rede social.
Ao Marília Notícia, a advogada responsável pelo colegiado da OAB Marília informou que pretende fazer uma “representação no Ministério Público e analisa a possibilidade de uma ação cível por danos morais coletivo”.