Saúde confirma mais 115 casos de dengue e total vai a 1.220
A cidade de Marília atingiu, até a última sexta-feira (22), um total de 1.220 casos positivos de dengue no ano. Pelo menos 115 resultados foram recebidos pela pasta entre os dias 15 e 22 de maio, mas seriam referentes a outros períodos do ano.
Apesar do cenário de epidemia, proporcionalmente a doença evolui em Marília neste ano com menor velocidade que em 2019. Até meados de maio do ano passado, o município já somava 2.093 diagnósticos positivos da doença.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, disse ao Marília Notícia que há tendência da redução de casos, com as baixas temperaturas e estiagem, mas ainda é preciso ter cautela em relação a transmissão, que continua acontecendo.
Demora em resultados
Estes 115 casos, divulgados de uma semana para outra, seriam reflexo do represamento de análises em laboratório. A contenção dos exames prejudica ao trabalho de controle, uma vez que, sem o dado confirmado com brevidade, as ações de bloqueio podem ser comprometidas.
“Fizemos uma reunião recente para tratar disso. Estamos elaborando uma estratégia para filtragem dos casos recentes. A Divisão de Zoonoses passou a ser encarregada de coletar os dados lá nas unidades, que são as primeiras a serem informadas”, disse Cássio.
Ele explicou ainda que, segundo tendência desde o início do ano, a transmissão está mais evidente nas regiões Oeste e Sul da cidade.
“Continua indispensável que cada cidadão exerça uma vigilância constante de suas residências, no sentido de evitar a presença de coleções de água, que possam se tornar criadouros. Da mesma forma, é importante que a população acolha os agentes de saúde em seu trabalho de visita domiciliar e acolha as orientações”, disse o secretário.