Estudantes da Famema protestam contra corte de verba
Estudantes da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) realizaram um protesto hoje (29) pela manhã contra a redução de 25% nos repasses de recursos para a instituição.
De acordo com a organização, o movimento de paralisação reuniu cerca de 300 estudantes de medicina e enfermagem da faculdade. O ato começou por volta das 8h na unidade de educação, passou pela sede na Avenida Monte Carmelo e terminou na Prefeitura de Marília.
“Recentemente, sofremos um corte de verba de 25% destinado à Faculdade. Tal redução no repasse de verbas, além de atingir os estudantes, afeta diretamente os trabalhadores do complexo Famema e, principalmente, os usuários que dependem dos serviços públicos oferecidos pelo hospital”, disse em nota o Diretório Acadêmico (DA) dos estudantes.
Ainda segundo os estudantes, o cenário é cada dia pior. A equipe de anestesiologia do HC, após meses sem receber pagamento, pediu demissão e é provável que a moratória salarial se estenda a vários outros setores, ameaçando uma greve geral na instituição.
“No HC-III (Hospital São Francisco) 20 leitos cirúrgicos serão cortados. Cirurgias são canceladas por falta de profissionais, insumos e leitos, sem previsão de reagendamento. Os pronto-socorros abarrotados de pacientes, com escassez de profissionais são cenários de tensão e desespero. Para controlar a demanda, só atenderão pacientes referenciados e as emergências, aumentando as filas de atendimento nos PAs.”, disse o DA em carta aberta.
A reportagem entrou em contato com a direção da Famema, mas até o fechamento desta matéria nenhuma resposta havia sido enviada.