Academias e salões de beleza já funcionam em Assis
A Prefeitura de Assis (distante 75 quilômetros de Marília) permitiu a reabertura de academias e salões de cabeleireiros através de um decreto municipal.
O município confirmou nesta quarta-feira (20) 38 casos de coronavírus, sendo cinco óbitos pela doença.
Os estabelecimentos tiveram que se adaptar a uma série de regras e já voltaram a receber clientes e alunos.
As academias só podem ser frequentadas por maiores de 18 anos e é obrigatório o uso de máscaras por todos, professores e alunos. Foi proibida a realização de aulas coletivas e o uso de banheiros, vestiários e bebedouros.
A permanência máxima de cada usuário é de até uma hora no local. As academias não devem exceder a capacidade de 20% da lotação máxima e respeitar distanciamento de três metros entre as pessoas.
É necessário fazer a higienização dos aparelhos e do ambiente. Também é preciso disponibilizar álcool em gel 70, portas e janelas devem ser mantidas abertas, não podem ser realizados exercícios que necessitem de contato físico com outra pessoa e está proibida a venda ou consumo de alimentos nas dependências dos estabelecimentos.
O decreto proíbe ainda o uso de celular, toalhas, munhequeiras e luvas durante as aulas.
Já os salões de beleza também devem obedecer a medida do uso obrigatório de máscaras por todas pessoas que estiverem no ambiente e álcool em gel.
Os atendimentos devem ser agendados e individuais por cada profissional. O decreto proíbe ainda o uso compartilhado de produtos.
O documento estabelece que o estabelecimento que não cumprir as medidas impostas receberá a suspensão de cinco dias. O decreto não explica como a fiscalização vai ocorrer por parte do município.
Garça
A Prefeitura de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) informou que salões de beleza e barbearia já tinham autorização anterior de funcionamento através de decreto municipal relacionado à pandemia.
Esses estabelecimento só podem atender um cliente por vez, não podem ter pessoas na sala de espera, devem utilizar máscara facial, álcool em gel e todas as medidas protetivas e sanitárias exigidas no decreto municipal.
Já as academias não tem permissão de funcionamento.