Cidade da região decreta abertura de academias e salões de beleza
A Prefeitura de Paraguaçu Paulista (distante 78 quilômetros de Marília) decretou nesta terça-feira (19) a permissão de abertura de academias, salões de beleza e barbearias. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira (20).
O município ainda não tem nenhum caso confirmado de coronavírus e soma apenas seis suspeitas no boletim divulgado ontem. O decreto estabelece uma série de normas e regras para regular o funcionamento desses locais.
As academias deverão atender um cliente a cada nove metros quadrados, o local terá de ser higienizado pelo menos duas vezes por dia, precisará oferecer álcool em gel a seus alunos, que deverão passar sempre por medição de temperatura. Os profissionais deverão usar máscaras, renovar o ar do ambiente sete vezes por hora e trocar os filtros do ar uma vez por mês.
Os salões de beleza devem seguir em parte as mesmas regras, no entanto, em relação ao espaço permitido será de 20 metros quadrados por cliente. Além disso, só poderão ser atendidos clientes com espaço de tempo de pelo menos 15 minutos.
O decreto não diz como será feita a fiscalização das regras impostas. Os estabelecimentos devem ainda assinar um “Termo de Compromisso e Rotinas”.
Barreiras móveis
Paraguaçu adotou as barreiras de fiscalização para o uso obrigatório de máscaras nos principais pontos de acesso ao município.
Desde o último domingo (17), são feitas barreiras móveis de fiscalização para continuar com a ação de prevenção e combate ao coronavírus, que faz parte da campanha “Paraguaçu Paulista ao seu lado” no combate à pandemia.
Essas barreiras móveis de fiscalização ocorrem apenas das 8h às 9h30, horário de maior fluxo nas entradas da cidade. Nos demais horários, elas são móveis e educativas.