Região ganha pedágios e promessa de modernização e empregos
Com a promessa de modernização da infraestrutura rodoviária, geração de empregos e receitas para as prefeituras, o governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (15) a assinatura do contrato de concessão para a operação do Lote PiPa (Piracicaba – Panorama) entre a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e a concessionária Eixo SP.
O lote inclui a rodovia comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), que corta parte do interior paulista. Na região de Marília serão três praças de pedágio: duas entre entre Marília e Bauru e uma nas proximidades de Pompéia.
A operação terá impacto em 62 cidades, com trecho total de 1.273 quilômetros de rodovias. O consórcio venceu o certame com ágio histórico de 7,209% sobre a outorga mínima ao apresentar a oferta de R$ 1,1 bilhão pela concessão do lote de rodovias, no leilão realizado em janeiro de 2020.
“O consórcio vencedor, sob liderança do Banco Pátria, fará um investimento de R$ 14 bilhões e vai gerar sete mil novos empregos diretos e indiretos já nos primeiros dois anos de contrato. Vai levar renda, oportunidade e dignidade para a população do Estado de São Paulo. Isso demonstra confiança na nossa economia, no nosso governo, e estimula a economia do estado como um todo”, disse Doria.
A nova concessionária assume em junho a maior malha rodoviária já licitada no Brasil, por um período de 30 anos. A extensão abrange 12 rodovias. A maior parte da quilometragem (1.055) estava sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), livre de pedágios. Outros 218 quilômetros, até então estavam sob operação da Centrovias
“A assinatura deste contrato em meio à pandemia do coronavírus mostra a segurança jurídica do estado e a confiança dos investidores, que cumpriram o cronograma estipulado ainda em fevereiro de 2019, quando iniciamos esse projeto”, afirmou o Vice-Governador e presidente do Conselho Gestor de Concessões e PPPs, Rodrigo Garcia.
Estão previstos investimentos que somam R$ 14 bilhões para a infraestrutura rodoviária que atravessa São Paulo, desde a região de Campinas até o extremo oeste do Estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Do total de investimentos previstos ao longo do período contratual, cerca de R$ 1,5 bilhão serão aportados já nos dois primeiros anos da concessão.
A nova concessão soma-se a outras 20 concessionárias das rodovias paulistas sob gestão da Artesp. Entre os benefícios gerados pela concessão, o governo paulista destaca a criação de 7 mil empregos nos próximos dois anos e o recebimento, pelas prefeituras, de cerca de R$ 2 bilhões em repasses de ISS-QN ao longo da concessão.