MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qua. 13 maio. 2020

Delegado da PF indica três filmes na coluna Dicas da Semana

por Leonardo Moreno

Delegado da Polícia Federal, José Navas Junior (Foto: Divulgação)

O delegado da Polícia Federal em Marília, José Navas Junior, participa da coluna Dicas da Semana desta quarta-feira (13) com a indicação de três filmes que dialogam com o momento de pandemia vivido pela humanidade.

Os longa-metragens, segundo a lógica apresentada por Navas, devem ser assistidos na ordem indicada. O primeiro filme, segundo sua análise, trata da transformação da sociedade. O segundo, sobre a transformação individual.

E o terceiro, conecta as duas coisas e aponta os trilhos que podem ser seguidos pelos seres humanos caso algumas escolhas erradas sejam feitas durante momentos de reconstrução – como o vivido na atualidade.

“Eu sou extremamente cinéfilo, frequento cinema toda semana, religiosamente. Assisto até filme ruim, só pela vibe do cinema. Não raramente vou duas vezes por semana”, alertou Navas. “É o cheiro da pipoca, aquela coisa de estar no telão”.

O delegado da PF se admite “extremamente nerd” – de assistir 15 vezes o ‘Homem de Ferro 1’ ou pegar sessões por três dias seguidos do último ‘Os Vingadores’. Mas nenhuma de suas indicações são filmes de super-heróis.

The Postman (O mensageiro) – Dirigido, produzido e estrelado por Kevin Costner

Atenção, existe outro filme com esse mesmo nome na versão em português, então é bom procurar pelo título em inglês ou verificar se é ligado ao ator Kevin Costner. Não é um filme tão falado, nem é um dos melhores filmes do Kevin Costner. Mas é sensacional enquanto história, embora tenha problemas na evolução. Mas basicamente conta sobre um futuro distópico, diferente e imprevisível, mais ou menos aquilo que a gente acabou se deparando em 2020, em que a humanidade aprende a retomar a fé nela mesma e nos valores e nos sentimentos de estado, união, país, civilidade, sociedade, família… mas por meio de um grande mentira. Uma mentira nobre de uma pessoa que só queria se alimentar. Trata da transformação da sociedade.Filme de 1997.

Gladiador – Dirigido por Ridley Scott

É um clássico, quase todo mundo assistiu, mas é sempre bom assistir ‘O Gladiador’ novamente. Um filme antigo, de 2000, com Russell Crowe. Não é uma história de época. Não fala sobre a história de um gladiador. Dá uma ideia de como funcionava as lutas, com o apelo ficcional das mesmas, mas não é sobre isso. É uma história sobre todos nós, de resiliência, uma história sobre quando você apanhar, quando a vida te bater, você estiver no chão, achar que perdeu tudo, perdeu as forças, os bens, o patrimônio, e você ainda tem sua fé, sua vontade e sua família, um objetivo final e com isso você  se refaz. O filme é tão poderoso que existem vários vídeos motivacionais em treinamentos policiais que utilizam trechos e frases. “O que fazemos na vida ecoa para a eternidade”, é o mote do filme.  A reconstrução de cada um de nós.

Interestelar – Dirigido por Christopher Nolan

Extremamente polêmico e sensacional. É ame-o ou odeie-o, não tem meio-termo. Ninguém é indiferente ao Interestelar. Interestelar podemos dizer [por analogia] que é após essa reconstrução toda o que o futuro nos aguarda. Com tanto aprendizado e evolução social e tecnológico vamos chegar em um momento que poderá nos faltar o mais simples, o mais básico, como água e ar respirável, e aí o ciclo recomeça e somos obrigados a procurar dentro de nós uma nova forma de sociedade. É um filme bastante perturbador. Mostra qual caminho podemos trilhar se fizermos algumas coisas erradas após esse período de reconstrução. É um filme para se assistir com bastante calma, após uma noite bem dormida, em um local silencioso.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
  • 2
    Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
  • 3
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 4
    PM apreende porções de cocaína e maconha com dupla em Marília

Escolhas do editor

CORPO DE DELITO
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em MaríliaLaudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
Laudo pericial descarta indícios de violência em criança de três anos em Marília
INSALUBRE
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de MaríliaEmpresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
Empresa declara falência e abandona caçambas em rua da zona sul de Marília
PODER LEGISLATIVO
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivosLei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
Lei prevê multa por bullying e xingamentos em eventos esportivos
SÉRIE A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3
Invicto, Marília encara o XV de Jaú fora de casa e tenta assumir liderança da Série A3

Últimas notícias

Prefeitura interdita Ponte do Prata em Avencas após danos causados por chuvas
Unimar firma parceria com Wama para pesquisa em diagnóstico veterinário
PM apreende porções de cocaína e maconha com dupla em Marília
Parlamentares avançam em conquistas para a Saúde de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie