Marília está entre cidades menos vulneráveis à Covid-19, diz instituto
O Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM), desenvolvido pelo Instituto Votorantim para auxiliar gestores públicos na tomada de decisões relacionadas à Covid-19, coloca Marília entre os municípios com situação mais confortável do Brasil e de São Paulo.
A variação do índice é de zero a 100 pontos, indicando que quanto maior o valor atribuído a um determinado município, mais vulnerável e suscetível ele está com relação aos impactos do novo coronavírus.
O IVM de Marília, com base em dados atualizados nesta terça-feira (12), foi de 45,63. Com isso, o município ficou no 107º lugar do ranking das cidades menos vulneráveis do Estado, que é formado por 645 prefeituras.
Se dividirmos as cidades paulistas em cinco grupos conforme o índice do Instituto Votorantim, Marília fica na fatia daquelas menos vulneráveis.
No ranking brasileiro, com mais de 5,5 mil cidades, Marília figura na posição 356. Já em sua região administrativa, com 51 municípios, Marília fica atrás somente de seis deles no quesito das menores vulnerabilidades.
O IVM foi elaborado com objetivo de indicar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia de Covid-19. São utilizados dados públicos obtidos por meio de fontes oficiais.
O índice é composto por dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos, que abrangem dados relacionados à população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração pública.
Entre os indicadores marilienses, o que apresenta mais sensibilidade aos efeitos da Covid-19 é a economia local, com valor apontado de 72,29.
Segundo o levantamento, baseados nos dados mais recentes disponíveis, 31,13% da população tem alguma ocupação (emprego) e o rendimento médio mensal dos trabalhadores formais é de 2,7 salários mínimos.
Já o indicador com melhor resultado é o que aponta a organização do sistema de saúde na cidade, com nota 34,98.
Veja abaixo o ranking regional elaborado pelo Marília Notícia com base nos dados divulgados pelo Instituto Votorantim e atualizados nesta terça-feira. Para acesso ao portal oficial com informações sobre o IVM, [clique aqui].