Mariliense passa por terror no Nepal após grande terremoto
O mariliense Aurélio Magalhães passou por um enorme susto neste sábado (25) em Katmandu, capital do Nepal, onde aconteceu um terremoto de magnitude 7,8 na escala richter.
Em sua conta no Facebook, Aurélio mostrou os momentos de terror que viveu. “O maior susto da minha vida! Terremoto em Katmandu, capital do Nepal! Muro caiu a 3 metros da minha cabeça quando eu estava correndo para rua! Medo e aflição. O chão continua a tremer por aqui!”, postou o mariliense por volta das 4 horas da manhã deste sábado, horário de Brasília.
Aurélio, de 44 anos, realiza um projeto para dar a volta ao mundo de bicicleta e chegou ao Nepal na última quinta-feira (23) vindo da Mongólia.
O número de mortos já é de 1.196 em decorrência do terremoto. Até o início da noite deste sábado, não há registro de brasileiros feridos ou entre as vítimas, segundo o Ministério de Relações Exteriores.
De acordo com o Itamaraty, representantes da Embaixada brasileira em Katmandu estão percorrendo hotéis para verificar se todos os brasileiros no país estão bem. O ministério informou que alguns brasileiros entraram em contato com a embaixada ou o plantão consular para informar que não foram prejudicados pelo abalo sísmico.
O terremoto de hoje é o maior a atingir o pequeno país do Himalaia, desde 1934. As autoridades locais informaram que há registro de mortes em todas as regiões do país.
Por volta das 15h de hoje, Aurélio postou a última mensagem: “23h40. Continua tudo bem por aqui, embora vez ou outra a terra treme, no entanto com pouca intensidade. O susto foi grande mas me sinto seguro agora. Obrigado pelas mensagens. Estou mantendo o celular desligado. Apenas 10% de bateria”.
Em nota, o governo brasileiro lamentou as mortes provocadas pelo terremoto e informou que a Embaixada do Brasil em Katmandu está mobilizada para prestar o apoio necessário aos cidadãos brasileiros que se encontram no país. O comunicado ressalta que “os brasileiros já localizados pela embaixada não sofreram ferimentos e estão recebendo toda a assistência cabível. O governo brasileiro expressa condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao governo do Nepal”.