Leitos de UTI reservados para Covid-19 têm baixa ocupação
Com 14 pacientes internados com suspeita de Covid-19, cinco deles em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os três principais hospitais de Marília ainda mantêm subutilizada a estrutura preparada para a pandemia.
O Hospital das Clínicas de Marília informou que possui 20 leitos intensivos reservados para pacientes com sintomas do coronavírus. Apenas dois eram ocupados nesta quarta-feira (22). O hospital tem mais quatro pacientes com suspeita da doença, mas em leitos comuns.
Já a Santa Casa de Marília fez uma reserva de 16 leitos de UTI: são 13 para adultos e três na pediatria. O hospital tem apenas um paciente com suspeita da doença internado sob cuidados intensivos.
O Hospital Beneficente Unimar (HBU) direcionou dez leitos específicos de UTI para pacientes com sintomas da Covid-19. Dois estavam ocupados na tarde desta quarta-feira, conforme a assessoria de imprensa da instituição.
Outras cinco pessoas, com suspeita da doença, também estavam internadas no HBU, mas não necessitavam de suporte intensivo até o fechamento desta reportagem.
Os leitos reservados para tratar pessoas com sintomas do novo coronavírus estão cadastrados junto ao Ministério da Saúde. Segundo as instituições, o número de vagas pode ser ajustado de acordo com a demanda, que até agora se mantém estável.
Ocupação nas UTIs
A taxa média de ocupação nesta quarta-feira, considerando todos os leitos de UTIs, incluindo outras especialidades também de terapia intensiva, estava em 50% ou menos em todos os hospitais da cidade.
Marília conta com 127 leitos em UTI, já considerando pacientes com agravos de doenças cardiovasculares, traumas e outras complicações de saúde não relacionadas à pandemia.
Na Santa Casa metade dos leitos estão vagos. Na Unimar quase 80% também estão livres. O Hospital das Clínicas de Marília ainda não informou a taxa de ocupação total das unidades do Complexo Famema, mas a reportagem apurou com fontes internas que nem metade dos leitos de UTI estavam ocupados.
Radiografia dos leitos
Conforme dados apurados junto ao Ministério da Saúde, as três instituições contam com um total de 797 leitos (incluindo leitos clínicos – para internação sem necessidade de terapia intensiva).
As três instituições atendem Marília e diversos municípios da região. A Unimar e Santa Casa, com corpo clínico conceituado e maior estrutura, atraem pacientes de convênios de cidades localizadas a mais de 100 quilômetros de distância.
No caso dos leitos referenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto no HC quanto os hospitais parceiros da rede pública, recebem pacientes de 61 municípios próximos, com mais de 1,2 milhões de habitantes no total, e até de outras partes de São Paulo.
Os encaminhamentos passam pela central de regulação da Secretaria de Estado da Saúde.