Camarinha dissemina 31 informações falsas durante transmissão
O ex-deputado Abelardo Camarinha (Podemos) disseminou 31 informações falsas, as chamadas fake news, durante uma transmissão ao vivo que fez na noite desta sexta-feira (17), em sua página nas redes sociais. O número foi apurado pela equipe do Marília Notícia após assistir o discurso na íntegra.
Camarinha falou aos internautas por pouco mais de 48 minutos. Praticamente todo o tempo, o político que enfrenta diversos problemas na Justiça, atacou o atual prefeito Daniel Alonso (PSDB) e sua administração.
Entre as inúmeras informações totalmente ou parcialmente falsas que foram repassadas, Camarinha citou temas como a pandemia do coronavírus, licitação, nomeação de cargos comissionados, imprensa – inclusive o próprio MN, verbas para publicidade, família do prefeito, profissionais da saúde, obras públicas, entre diversos outros assuntos.
Em sua live, o ex-deputado também criticou os empresários da cidade, como Roberto Borghetti da Toca Imóveis e Marcelo Montolar, da Tack Engenharia.
Recentemente o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou contrário ao recurso especial apresentado por Abelardo e Vinicius Camarinha (PSB), no processo em que eles foram condenados à inelegibilidade. Os efeitos da condenação, no entanto, foram suspensos em fevereiro deste ano.
Agora, o recurso foi encaminhado para o ministro relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sérgio Silveira Banhos, que deve votar em breve sobre o destino político da família. A expectativa é grande, já que Abelardo se coloca como pré-candidato a prefeito de Marília.
A dupla foi condenada junto com outras cinco pessoas por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação nas eleições de 2016. Esse é apenas um das dezenas de processos e investigações que Camarinha é citado.