Covid-19: Prefeitura estuda áreas para Centro de Observação
A Prefeitura de Marília estuda a instalação de um Centro de Observação para pacientes suspeitos de estarem com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. São avaliados três prédios que podem ser utilizados caso a medida se torne realmente necessária.
O objetivo é desafogar os hospitais existentes na cidade. Algumas unidades de saúde já estão separadas para atendimento de pacientes que apresentam sintomas relacionados ao novo coronavírus.
Um dos lugares avaliados pela administração municipal para o projeto é o antigo Hotel Aquárius. A reportagem apurou que o local está sendo adequado pela iniciativa privada para receber idosos que precisam de acompanhamento.
São dezenas de quartos e existiria até mesmo um elevador para macas, segundo o secretário da Saúde, Cássio Pinto, em entrevista ao Marília Notícia. As habitações poderiam ser alugadas pela Prefeitura por meio de um convênio.
Outros locais sugeridos são o Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia de Marília, onde ficava o antigo Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, e o novo prédio do Hospital Beneficente Unimar (HBU), onde vai ser instalado em breve o Hospital Oncológico.
Até esta segunda-feira (13), seis pessoas testaram positivo para a Covid-19. O município tem um óbito confirmado. De acordo com a Prefeitura, são 70 casos suspeitos, aguardando resultados, com 15 pacientes internados. A doença foi descartada em 48 exames. Quatro mortes estão sob investigação.
Além de desafogar os hospitais, a ideia é manter os pacientes suspeitos isolados de outras pessoas que recebem atendimento médico.
Na cidade, segundo dados mais recentes, foram feitas 117 notificações, que resultaram em cinco confirmações da doença e 48 casos negativos, além de uma morte com positivo para o novo coronavírus e dois óbitos em investigação.