Justiça determina fornecimento de remédio da maconha em Marília
Por determinação da Justiça Federal, a União e o estado de São Paulo terão de fornecer o medicamento canabidiol a seis crianças e um adolescente em tratamento em Marília. Eles são pacientes da Universidade de Marília, no projeto chamado “Amor de Criança”, que atende portadores de paralisia cerebral, com até 17 anos.
O pediatra Francisco Agostinho Júnior, que integra a equipe multidisciplinar do projeto, explica que o remédio – extraído da maconha – traz benefícios importantes a esses pacientes.
A decisão liminar da Justiça Federal foi concedida após o Ministério Público Federal no município ter movido uma ação civil pública, a pedido da equipe do projeto “Amor de Criança”, para obrigar a União e o estado de São Paulo a fornecerem o medicamento que é extraído da maconha.
De acordo com o médico, as famílias dos pacientes não têm condições financeiras para arcar com os custos da importação do canabidiol. Em janeiro deste ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso terapêutico do medicamento no país, mas a substância continua sem o registro no órgão. A importação do remédio precisa ser autorizada pelo poder público.
Agência Brasil