Prefeitura vai multar estabelecimentos que desrespeitarem decreto
O Marília Notícia recebeu diversas denúncias ao logo do final de semana sobre estabelecimentos comerciais funcionando normalmente na cidade, principalmente bares em bairros mais afastados do Centro, em desrespeito ao decreto publicado na última sexta-feria (20).
A decisão do prefeito Daniel Alonso (PSDB) de decretar estado de calamidade pública também suspendeu o funcionamento regular de diversos tipos de empreendimentos – como restaurantes, bares, pubs e lanchonetes – bem como implicou em outras medidas para conter a pandemia do novo coronavírus.
A suspensão vale por 15 dias corridos e os tipos de estabelecimento citados acima podem trabalhar exclusivamente por meio de entrega (delivery). Ficaram autorizados a funcionar indústrias e serviços considerados essenciais, com uma série de regras.
“Os bares que eram pra fechar hoje [sábado] aqui no Santa Antonieta estão todos abertos, cheios de gente. Se é pra ficar em quarentena tem que ter fiscalização”, disse uma leitora do MN que mora na zona Norte.
Outro mariliense questionou “cadê a fiscalização dos bares da zona Sul?”. E teve ainda quem perguntou “como fazer para denunciar bares que estão abrindo após o decreto?”.
Outro lado
A Prefeitura foi questionada e informou através do Setor de Fiscalização “que desde o dia do decreto, equipes estão divididas por todas as regiões da cidade fazendo a conferência do cumprimento do mesmo.”
Os comerciantes flagrados desrespeitando as regras serão orientados e posteriormente multados. Conforme a Prefeitura, não há um valor fixo estipulado para as autuações.
Denúncias
Qualquer denúncia sobre estabelecimentos que estejam abrindo e desobedecendo o decreto, pode ser feita para a Ouvidoria Geral do Município através dos telefones (14) 99855-1997, (14)99846-7444, WhatsApp (14)99799-6361 ou ainda pelo e-mail [email protected].