Farto e Juliano anunciam dobradinha para eleições municipais
O empresário Marcos Juliano (PRTB) e o policial militar da reserva Marcos Farto (PSL) anunciaram que vão unir esforços, em dobradinha para as eleições municipais desse ano. A dupla ainda não definiu, segundo Juliano, quem será a cabeça de chapa.
O dono da rádio Campestre foi candidato a prefeito (10.292 votos) nas eleições de 2016, que acabou vencida por Daniel Alonso (PSDB). Dois anos depois, ele se lançou a deputado federal e teve 15.905 votos em Marília e região.
Já o policial da reserva, que também é bacharel em Direito, ficou conhecido pela especialidade em assuntos de trânsito. Marcos Farto candidatou-se pela primeira vez em 2018 a deputado federal pelo então partido do presidente Jair Bolsonaro. Teve 11.823 votos.
Para viabilizar uma nova candidatura, porém, Farto terá que resolver pendência na Justiça Eleitoral. A prestação de contas do partido teria descumprido prazo, o que acabou gerando impedimento do candidato.
“Estas contas estão em análise, aguardando o posicionamento do Tribunal. Na verdade, foram entregues, em papel – processo físico – mas deixou de ser entregue o pendrive, inclusive por um contador que é pré-candidato. Então esperamos uma reavaliação, para que eu participe das próximas eleições. Se o Tribunal não for favorável, vamos pedir uma liminar, mas não vamos abrir mão”, disse.
Ele terá que se acertar também com parte do eleitorado bolsonarista, que digitou seu número nas urnas, entre outras coisas, pela associação ao nome e partido do presidente eleito. Na época do racha entre Bolsonaro e o PSL, o policial da reserva manteve-se vinculado à legenda, ignorando o projeto do presidente de ciar o “Aliança pelo Brasil”.
O objetivo da dobradinha é somar esforços, considerando o saldo eleitoral (ainda que parcialmente represente votos de outros municípios da região) e também o potencial de cada candidato. A definição sobre quem seria o pré-candidato a prefeito e o vice ainda está pendente.
Juliano se vê apto a liderança da chapa. “Seria, pela lógica, de tempo de campanha, número de votos obtidos, eu sair na ‘cabeça’ e ele (Farto) de vice. Mas vamos deixar para que as duas legendas, na convenção dos partidos, decidam juntas. O importante é que dobra está feita”, disse Juliano.
Farto preferiu não comentar sobre a posição de cada candidato na dobradinha confirmada.