Marília vive onda de fake news sobre coronavírus
Marília tem vivido uma onda de boatos e fake news sobre a disseminação do novo coronavírus na cidade. Grupos de WhatsApp e páginas mais do que suspeitas no Facebook são os principais meios de propagação de notícias falsas, além do tradicional boca a boca.
Nos últimos dias têm surgidos diversas mentiras sobre a existência de casos confirmados de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, e até mortes em decorrência dela nos hospitais da cidade.
O melhor remédio para a desinformação é a consulta às fontes oficiais do poder público e à imprensa profissional, como o Marília Notícia que conta com uma cobertura especial feita por jornalistas experientes.
Até a manhã desta quinta-feira (19) ainda não havia nenhum paciente positivo para a doença na cidade, mas 23 suspeitos.
O resultado dos exames demora entre cinco e sete dias para sair. O primeiro caso suspeito foi anunciado na última sexta-feira (13). Com isso, as primeiras confirmações ou não da doença devem começar sair até amanhã (20).
A Prefeitura tem adotado a política de transparência máxima em relação aos casos suspeitos, com divulgação de dois boletins diários. O primeiro é publicado por volta das 12h e o segundo aproximadamente 17h.
Além de medidas para contenção da epidemia na cidade, a administração municipal também tem atuado no combate às fake news.
Nos últimos dias servidores do departamento de comunicação do Executivo local denunciaram páginas que promovem informações falsas sobre o assunto em Marília. “Não acredite em fake news, denuncie e busque por fontes confiáveis”, orienta a Prefeitura.