HC/Famema anuncia suspensão de consultas, exames e visitas
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) anunciou a suspensão de consultas, exames e visitas, além de mudanças no atendimento e outros protocolos a partir de segunda-feira (23).
As medidas são tomadas frente à pandemia de coronavírus, mas é importante lembrar que Marília ainda não possui nenhum caso confirmado da doença provocada pelo vírus, a Covid-19. Informações atualizadas na manhã desta quarta-feira (18) indicavam 15 casos suspeitos no município.
As suspensões no HC/Famema valem por 30 dias, “devendo ser reavaliadas conforme ato governamental”, segundo nota oficial. Todos os estágios serão suspensos.
Todas as consultas ambulatoriais também serão suspensas, exceto algumas especialidades (veja em lista abaixo).
Todos os pacientes que tiverem suas consultas mantidas serão comunicados pelo HC ou pela Secretaria de Saúde dos municípios da área de referência do hospital.
Caso o paciente convocado esteja apresentando sintomas gripais (febre, tosse, entre outros) a orientação é para que não compareça à consulta. A “ausência não será considerada falta, sendo reagendado seu horário assim que possível”, diz o hospital.
A orientação é para que tais pacientes evitem ir acompanhados, mas caso não haja outra alternativa, o acompanhante não deve ser criança, ter mais de 60 anos ou possuir doenças que deprimem o sistema imunológico.
Outros serviços
No Centro Lucy Montoro, todos os atendimentos estão suspensos. Também são alvo de suspensão todos os tipos de exames, exceto radioterapias, tomografias agendadas para pacientes oncológicos e casos de urgência.
“Se o seu retorno ambulatorial foi cancelado temporariamente, não venha ao HC/Famema apenas para coletar sangue ou entregar exames (seus pedidos continuarão válidos); só venha realizar a coleta de exames laboratoriais caso seu retorno esteja programado para os próximos 30 dias”, indica o hospital.
Pacientes internados
Todas as visitas aos pacientes internados nos Departamentos de Atenção à Saúde serão suspensas, exceto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Sala Vermelha da Unidade de Urgência Adulto.
Será permitida a permanência de um acompanhante por paciente, desde que não haja contraindicação.
Nas UTIs e Sala Vermelha do Departamento de Atenção à Saúde de Alta Complexidade (HCI) o horário de visita será restrito a um único período das 13h30 às 14h.
Nas UTIs do Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil (HCII) o horário de visita será das 10h30 às 11h.
Quem estiver apresentando sintomas gripais, a determinação é de que “não venha realizar visita e nem permanecer de acompanhante”.
“Caso tenha mais de 60 anos, esteja gestante ou seja portador de alguma doença que deprima seu sistema imunológico, evite também adentrar ao hospital”, aponta nota oficial.
As visitas religiosas também estão suspensas.