HMI faz isolamento de duas crianças com suspeita de H1N1
Duas crianças estão internadas em Marília, com precauções e isolamento, sob suspeita de gripe pelo vírus H1N1. A informação foi confirmada pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
Os pacientes, que não tiveram as idades divulgadas, são de Marília e recebem tratamento no Hospital Materno Infantil (HMI). Os casos foram notificados à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde na quarta-feira (11) e fazem parte de uma lista de oito exames que são aguardados.
No ano foram notificadas dez suspeitas. Duas já foram descartadas. São suspeitas de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que pode ser provocada pelo Influenza A (subtipos H1N1 ou H3N2), ou ainda Influenza B.
Em função da pandemia de 2009, a grande preocupação ainda é com o vírus que ficou popularmente conhecido por provocar a “gripe suína”. A expressão, rechaçada por profissionais de saúde, já caiu em desuso, mas ainda provoca medo na população.
Em tempos de temor pelo novo coronavírus (Covid-19), a preocupação com a Influenza volta a ganhar destaque.
Colégio particular
Esta semana, outros dois casos (sem confirmação oficial e sem notificação à Vigilância municipal) provocaram alerta na cidade. Duas alunas de um colégio particular da cidade ficaram afastadas das aulas e o estabelecimento de ensino chegou a emitir alerta a todos os pais. Elas passaram por consultório particular.
As alunas não chegaram a ser internadas, mas foram diagnosticadas (clinicamente), como pacientes com o vírus H1N1. Uma delas, conforme apurou o Marília Notícia, teve sintomas mais severos e precisou ser medicada com o Tamiflu – antirretroviral indicado paro o subtipo.