Região tem morte por H1N1 e mais casos confirmados da doença
A cidade de Assis (distante 75 quilômetros de Marília) já registra seis casos de H1N1 este ano, todos com exames realizados em laboratórios particulares, e uma morte com exame de H1N1 confirmado, cujo paciente era assistido em nível hospitalar.
A Saúde ainda está em fase de investigação para saber se o paciente apresentava alguma doença associada.
A vacinação contra gripe deve ter início na cidade tão logo o Ministério da Saúde libere as doses. A equipe epidemiológica da Secretaria orienta que indivíduos com sintomas gripais com febre, tosse ou dor de garganta e dor no corpo busquem atendimento médico.
Dentre as recomendações ainda há aquela que o paciente doente com síndrome gripal permaneça em casa durante os sete dias após o início dos sintomas, período em que está transmitindo o vírus .
No intuito de evitar a disseminação da Influenza (gripe A ou H1N1), faz algumas recomendações importantes para serem seguidas pelas instituições públicas e privadas.
- Manter ambiente bem ventilado e arejado
- Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Proteger com lenços, preferencialmente descartáveis, a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções. Na impossibilidade de usar lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
- Prover dispensadores com álcool gel para as mãos;
- Prover lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa com acionamento por pedal, para o descarte de lenços e lixo;
- Realizar diariamente a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes de uso comum, como cadeiras, mesas, brinquedos, aparelhos e equipamentos em geral, pois o vírus da Influenza é inativado pelo álcool a 70% e pelo cloro;
- Evitar uso de bebedouros e compartilhamento de copos/vasilhas. Estimular a utilização de garrafas de água individuais.