Marília confirma primeira morte por dengue em 2020
O aposentado Ivon Mariussi, de 78 anos, que morreu no dia 27 de janeiro com sintomas de dengue, realmente estava com a doença. A confirmação foi feita na tarde desta segunda-feira (2) pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília.
A Vigilância Epidemiológica recebeu resultado positivo do exame realizado através da metodologia PCR, sendo encontrado o vírus da dengue tipo 2.
Segundo a Secretaria da Saúde do município, as duas primeiras análises no paciente, realizadas por outras metodologias, deram negativas; porém o PCR é considerado “metodologia ouro” para fechar o diagnóstico.
O idoso havia procurado o Pronto Atendimento da zona Sul no dia 22 de janeiro, onde foi realizado o protocolo de atendimento, já com suspeita de dengue.
“Diante da evolução desfavorável do quadro, houve sequência do atendimento no Hospital das Clínicas de Marília, com internação no dia 24 de janeiro”, informou a vigilância.
A Secretaria da Saúde reforçou o alerta à população que a dengue é uma doença grave e que pode levar a morte. “É fundamental que todos – poder público e comunidade em geral – tomem providências para eliminar os criadouros do mosquito aedes aegypti”, diz a nota.
Conforme divulgou o Marília Notícia neste sábado (29), o número de casos da doença subiu para 286 no último relatório.