Marília confirma mais 27 casos de dengue; já são 286 este ano
Subiu para 286 o número total de casos de dengue em Marília neste ano, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. O surto da doença – ainda não tecnicamente classificada como epidemia – têm casos em todas as regiões, mas segue com mais intensidade nas zonas Oeste e Sul.
Apesar do salto de 27 casos em uma semana, o crescimento no número de confirmações nesta sexta-feira (28) foi menor do que na semana passada, quando o aumento foi de 43%, com 78 novos positivos, em sete dias.
A comparação entre dados, de uma semana para outra, porém, não é termômetro para aferir se a transmissão está mais intensa ou reduzida. O aumento de positivos depende também da capacidade de liberação de laudos pelo instituto Adolfo Lutz, que faz as análises.
A cidade segue com uma morte suspeita em investigação. Trata-se de um homem de 78 anos que morreu em janeiro.
Conforme parâmetros adotados pela OMS – Organização Mundial de Saúde – uma localidade entra em epidemia quando extrapola 300 casos, para cada 10 mil moradores.
Nos últimos cinco anos a cidade teve duas epidemias. Uma no ano passado, com 2.947 casos e outra em 2015, quando houve a “superepidemia”, com mais de 25 mil pessoas adoecendo com dengue.
Região
Entre as cidades a até 150 quilômetros de distância de Marília, a situação é proporcionalmente pior nos municípios de Garça (175 casos positivos), Tupã (174), Ourinhos (188), Guaimbê (104), Palmital (443) e Maracaí (281).
A cidade de Bauru, que viveu “superepidemia” em 2019, este ano registrou 141.