Marília é a 4ª cidade de São Paulo com maior volume de chuvas
Marília está entre as quatro primeiras cidades do Estado de São Paulo, em volume de chuva, neste mês de fevereiro. Os dados foram apurados pelas estações pluviométricas automáticas, monitoradas pelo INMet (Instituto Nacional de Meteorologia).
No ranking das cidades paulistas onde mais choveu neste mês, Marília ficou atrás apenas de Iguape (litoral), Barueri (região metropolitana) e a Capital do Estado, onde a chuva soma 427 milímetros nestes 26 dias de fevereiro.
Em Marília, no mesmo período, as precipitações atingiram 417,6 milímetros. Para se ter uma ideia do que esse volume representa, é quase o dobro da média histórica local, que é de 219 milímetros para o mês de fevereiro.
Conforme o Instituto, a chuva de fevereiro de 2020 estava 69% acima da média no Estado de São Paulo, até ontem. O resultado dessa precipitação volumosa já é sentido nos níveis dos reservatórios de São Paulo.
Alerta
Em Marília, conforme a Defesa Civil, as precipitações geram alertas diversos, com risco de descargas atmosféricas, queda de árvores e danos em estradas e pontes. Na zona rural, a mobilidade de moradores fica comprometida.
O caso mais grave foi registrado na SP-333 (rodovia Dona Leonor Mendes de Barros), onde uma cratera se abriu na pista e um funcionário da concessionária Entrevias morreu, ao cair com o carro dentro do buraco. Um caminhão também foi parar no fundo da erosão.
No perímetro urbano, a chuva já mostra seus efeitos com muitos buracos no asfalto. Ruas que já estavam em condições precárias estão ainda mais comprometidas.