Casos confirmados de dengue sobem 43% em uma semana
O número de casos confirmados de dengue em Marília teve aumento de 43% em uma semana, saltando de 181 no dia 14 deste mês para 259 nesta sexta-feira (21). Os dados fazem parte do boletim epidemiológico semanal da Secretaria Municipal da Saúde de Marília.
O surto segue com maior força na zona Oeste da cidade. Os territórios da Unidade de Saúde da Família (USF) Argollo Ferrão e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Mendes somam 83 do total de vítimas da doença; correspondem a 32% dos casos desse ano.
Na segunda-feira (17), a Prefeitura de Marília anunciou uma mobilização da Saúde e ação de limpeza, com uso de um caminhão da Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública. O trabalho foi feito na área da USF Santa Paula, na zona Sul.
No mês passado, o alvo foi o Argollo Ferrão, onde a doença mais avança. O objetivo da investida na zona Sul foi evitar que a região avance para resultados como a zona Oeste. No Santa Paula e imediações foram confirmados 21 casos.
Perigo
A cidade ainda não vive condição de epidemia da doença. Conforme parâmetros adotados pela OMS – Organização Mundial de Saúde – para essa classificação o cálculo é de 300 casos para cada 10 mil moradores.
Porém, conforme a alertou o Marília Notícia, o ano de 2019 terminou com 2.947 casos positivos na cidade. Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado.
Foi a primeira epidemia local, desde 2015, quando a doença explodiu na cidade, na chamada “superepidemia” histórica, com mais de 25 mil casos.
Se observada a evolução do ano passado, há motivos para preocupação. Em meados de fevereiro de 2019 – mesma época – a cidade tinha menos de 50 casos confirmados da doença. Esse número está quatro vezes maior este ano.
O mais recente Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), apurado em janeiro, encontrou larvas do mosquito em 3,3% dos imóveis vistoriados, em diferentes locais da cidade.
O levantamento será atualizado em abril.