Prefeitura tem 19 médicos em processo de contratação
A Prefeitura de Marília iniciou processo de convocação de 19 médicos concursados, entre clínicos e especialistas. O Marília Notícia teve acesso com exclusividade ao histórico de contratações que aponta a evolução nos últimos anos.
Entre os anos de 2013 e 2016 – governo do ex-prefeito Vinícius Camarinha – não foi feito nenhum concurso público para contratação de médicos em Marília.
A Prefeitura optou por fazer processos seletivos, com prazo determinado. Foram três: um em 2013 e dois em 2014. Foram contratados sete profissionais médicos neste período.
Os contratos temporários – válidos por um ano – preencheram vagas em ginecologia e obstetrícia (02) psiquiatria infantil (01) e Urgência e Emergência (04).
Volta dos concursos
Em 2017 – primeiro ano do governo Daniel Alonso – não havia concurso preparado. Nenhum médico foi contratado. Porém, no final do mesmo ano, a Prefeitura publicou o edital de concurso público pela Vunesp para vários cargos, com duas vagas para psiquiatra.
Entre 2018 e 2019 a Prefeitura convocou quatro psiquiatras. Novo concurso, agora para especialidades diversas, foi realizado no final do ano passado.
Como resultado desse último recrutamento – com médicos efetivos – o município iniciou o processo de contratação de 19 médicos. As publicações já saíram no Diário Oficial do município e a maioria dos convocados está no prazo de apresentação.
Conforme relatório da Secretaria Municipal da Administração, estão sendo preenchidas vagas em cardiologia (01), clínica médica/geral (09), ginecologia e obstetrícia (05), neurologia (01), ortopedia (01) e pediatria (02).
Atualmente, sem considerar os 19 em processo de contratação, a Prefeitura de Marília conta com total de 70 médicos. A maioria dos profissionais está nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde – e unidades especializadas, como por exemplo a Policlínica, os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e SAE (Serviço de Atendimento Especializado).
A rede conta ainda com outras dezenas de profissionais médicos – cerca de 50 – contratados pelo convênio com a Maternidade Gota de Leite, gestora do PSF – Programa Saúde da Família.