Marília tem mais de 400 crianças na fila de espera por creche
A fila para uma vaga nas creches de Marília voltou a subir em comparação com o final do ano passado. Consulta realizada nesta quarta-feira (19) mostra que 437 crianças esperam por uma oportunidade.
Em 18 de dezembro do ano passado eram 348 nomes na lista de espera, 89 a menos do que atualmente – o que significa um acréscimo de 25%.
Algumas crianças esperam por uma vaga há cinco meses. Mais especificamente, 42 estão inscritas na fila desde setembro do ano passado. Outras 57 aguardam desde outubro.
A unidade com maior demanda por vagas continua sendo a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Creche Leda Casadei, que fica no bairro Palmital, zona Norte da cidade. Ao todo 43 crianças esperam uma vaga no local.
Em seguida, as escolas/creches municipais com maior quantidade de alunos na fila de espera são a Clara Luz (40), Flauta Mágica (33), Criança Feliz (24) e Sítio do Pica-Pau Amarelo (24) – as duas últimas empatadas.
A maior procura (40,5% dos casos) é pelo nível três de ensino, para crianças de um ano e três meses de idade a um ano e dez meses. Em seguida, com 31,5% dos casos de espera, aparece o maternal um, para crianças de dois anos de idade.
Central
A administração municipal passou a divulgar este tipo de dado somente em junho do ano passado, em atendimento a uma lei municipal.
Por meio da Central de Vagas, pais e responsáveis por alunos podem acompanhar na internet a situação das crianças por meio de um cadastro.
Também são informadas as iniciais dos nomes dos futuros alunos e a posição na lista de espera para a escola desejada.