Marília tem chuvas abaixo da média histórica para janeiro
Apesar de ter registrado chuvas em 17 dias, durante janeiro, Marília terminou o mês abaixo de sua média histórica para o período. Foram 130,5 milímetros, volume aproximadamente 46% menor que o esperado – que era de 243 milímetros.
Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que coleta informações na Estação Automática de Marília, no dia 3 de janeiro foram registrados 37,6 milímetros em precipitações. Foi o dia com maior volume na cidade, seguido de 8 de janeiro (27,8 milímetros).
No último dia do mês, foram verificadas oito medições, todas de chuvas moderadas, a mais volumosa com 2,4 milímetros.
Em janeiro do ano passado os pluviômetros de Marília – aparelho que mede o volume de chuva – marcaram 192 milímetros, ou seja, 21% abaixo da média histórica da época.
Fevereiro
De acordo com o meteorologista Fernando de Almeida Tavares, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), os próximos dias serão marcados por chuvas.
O tempo permanecerá instável no estado de São Paulo, com céu nublado a parcialmente nublado e com áreas de chuvas esparsas. O motivo é um sistema frontal que permanece sobre o oceano, na altura do litoral da região Sudeste.
As chuvas são provocadas ainda pela circulação dos ventos que sopram muita umidade do oceano para o continente. As áreas de chuvas mais intensas, algumas acompanhadas de descargas elétricas, ocorrem principalmente entre os períodos da tarde e noite. Temperaturas ficam amenas.