Marília entra em alerta com 61 casos de dengue e quase 400 suspeitos
Novo boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde confirmou que Marília já conta com 61 casos confirmados de dengue somente este ano. Outras 398 pessoas são suspeitas de terem contraído a doença. O maior índice de casos positivos está no bairro Argollo Ferrão, na zona Oeste da cidade, com 24 confirmações.
No último boletim, divulgado na semana passada, eram 18 casos positivos e 241 suspeitas. O aumento em apenas sete dias impressiona.
Reportagem publicada no Marília Notícia nesta sexta-feira (31) mostrou que o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa), realizado em janeiro, encontrou larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em 3,3% dos imóveis vistoriados em diversos pontos da cidade.
O Ministério da Saúde considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias” e de 1% a 3,9% é considerada “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”.
Este ano a cidade está enfrentando casos da doença do sorotipo ‘dois’, o qual grande parcela da população não está imune.
“Existem quatro sorotipos, sendo que cada pessoa pode adoecer uma única vez com cada um deles. Na grande epidemia de 2015, a circulação foi do sorotipo ‘um’, portanto nossa população está, tecnicamente, desprotegida contra essa variação que está circulando esse ano. Não tem remédio melhor que a prevenção, a redução sistemática dos mosquitos, com a eliminação dos criadouros”, disse a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni.
Confira abaixo a relação das unidades de saúde e quantidade de casos confirmados: