Um ciclista ou pedestre é internado a cada 3 dias em Marília
Marília registrou a média de uma internação no Sistema Único de Saúde (SUS) a cada três dias envolvendo pedestres ou ciclista envolvido em acidentes de trânsito.
Os dados são do Ministério da Saúde e dizem respeito ao período entre janeiro e outubro de 2019. As informações sobre os dois últimos meses do ano ainda não foram divulgadas.
Ao todo foram contabilizadas 100 internações de ciclistas e pedestres no período com registros disponíveis para consulta – respectivamente 60 e 40 casos de cada.
No entanto, em relação aos acidentes com morte, os pedestres representam as principais vítimas fatais, segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP).
Como o Marília Notícia mostrou recentemente, entre janeiro e novembro do ano passado, 19 pessoas morreram vítimas do trânsito em Marília.
Foram sete pedestres e três ciclistas – que juntos representam mais de metade do total de óbitos no trânsito mariliense no período.
Vale lembrar que no último dia de 2019, na semana passada, um homem morreu atropelado enquanto ia para a igreja.
O MN também já denunciou o problema dos pedestres que não utilizam passarelas para atravessar as rodovias que atravessam a cidade – seja por preguiça ou por medo de assaltos nas passarelas, como muitos relatam.
Motocilistas
No caso dos condutores de moto, Marília registra mais de uma internação por dia. Nos dez primeiros meses de 2019 foram 343 motocilistas internados. E até novembro foram cinco mortes envolvendo eles.
No caso dos ocupantes de outros tipos de veículos foram 73 internações. Pacientes internados por montarem animais totalizaram 14 casos.