Marília registra quase 600 furtos e roubos de celulares
Dados disponíveis na Secretaria de Segurança Pública mostram que em 333 dias, ou seja, de janeiro a novembro de 2019, criminosos furtaram 491 e roubaram 97 celulares em Marília. No total, 588 Boletins de Ocorrências envolvendo esses crimes foram registrados.
Em média foram furtados 1,47 aparelhos por dia na cidade. A região que teve mais celulares subtraídos foi a Norte com 130 furtos. Em seguida vem a zona Oeste com 115, Centro com 90, Leste com 81 e por último a Sul com 75.
Já no caso dos roubos a região Oeste concentra a maioria com 26 ocorrências. Logo na sequência está a zona Norte com 25 registros, a Leste com 17, Sul com 15 e Centro com 14.
Perigos de ter um celular roubado ou furtado
Em caso de celular roubado, o criminoso pode descobrir onde a vítima mora, estuda, trabalha e até quais caminhos faz com mais frequência.
Isso somado aos dados da agenda de compromissos pode indicar quando a casa está vazia e em qual horário sai do trabalho. Além disso, muitas pessoas tem o hábito de guardar senhas importantes no celular.
Especialistas orientam que uma solução para proteger dados confidenciais é ativar as configurações de segurança do celular – algo que ninguém faz.
Dependendo o modelo, é possível criptografar as informações e talvez impedir a recuperação por ladrões. É sempre bom que o aparelho também possua senha, o que vai dificultar o acesso aos dados.