Câmara aprova criação de mais 23 comissionados em Marília
A Câmara de Marília aprovou a criação de mais 23 cargos em comissão – com nomeação política, sem concurso – na administração direita e indireta.
A última sessão ordinária do ano começou no final da tarde desta segunda-feira (9) e correu até a madrugada desta terça-feira (10), por meio de uma extraordinária onde foi dada continuidade na ordem do dia, que estava carregada de projetos. Ao todo, eram 25 proposituras para discussão.
Os cargos comissionados previstos em alguns desses projetos estão distribuídos pela Prefeitura, Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília (Codemar) e Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem).
A aprovação dos projetos de lei do Executivo para criação de cargos comissionados, em todos os casos, contou com votos contrários dos vereadores Luiz Eduardo Nardi (PL), Danilo da Saúde (PSB), Delegado Damasceno (PSDB) e Zé Luiz Queiroz (PSDB).
Na Prefeitura foi criado um novo cargo comissionado, de assessor especial de assuntos estratégicos na Secretaria Municipal da Administração. Já na Emdurb foram 11 cargos, na Codemar oito e no Daem três.
Vale lembrar que o prefeito Daniel Alonso (PSDB) havia prometido diminuir consideravelmente o número de cargos comissionados.
Opositores chamaram a atenção para a contradição, mas também houve quem defendesse a criação dos cargos de livre nomeação pelo prefeito, destacando a redução desse tipo de posto de trabalho na administração ao longo dos últimos anos.
Membros da base apontaram que se trataria de uma mera reorganização de cargos. Por outro lado, se levantou a suspeita de tentativa de “driblar” decisões judiciais que culminaram com o fim de cargos nas autarquias.