MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 04 dez. 2019

Mães de Marília avaliam decisão sobre maconha como insuficiente

por Leonardo Moreno

Seringa importada e frasco com óleo à base de cannabis (Foto: Leonardo Moreno)

A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da regulamentação do registro e da venda de medicamentos à base da maconha em farmácias e drogarias no Brasil não é o bastante.

Isso na opinião de duas mães marilienses que se tornaram ícones na luta pela maconha medicinal. Nesta terça-feira (3) a Anvisa também manteve a proibição do plantio para uso medicinal da planta, o que para elas se trata de um atraso.

A trabalhadora autônoma Cláudia Marin, 41 anos, e a enfermeira Nayara de Fátima Mazini Ferrari, 36 anos, conseguiram na Justiça autorização para importar sementes, plantar a cannabis e extrair o óleo que tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de seus filhos.

Nayara é mãe de Letícia, de 6 anos, a Lelê, e Cláudia é mãe do Mateus de 10 anos. Na opinião delas a decisão da Anvisa vai beneficiar a indústria farmacêutica, mas deve manter o preço das medicações elevados.

Nayara e a filha Letícia (Foto: Leonardo Moreno)

Hoje a seringa com o óleo que os filhos delas utilizavam custa cerca de R$ 3 mil, é importada. Com a produção caseira o valor acaba sendo muito menor. Mateus, por exemplo, precisa de três seringas por semana.

“A regulamentação é um pequeno passo, no sentido de que vai amparar melhor os médicos para prescrever”, diz Nayara. “Mas vamos continuar como colônia, tendo que importar o extrato da cannabis para produção”.

Ela fala isso porque a importação ou plantio da planta continuará vedado. Na opinião de Cláudia, que assim como Nayara defende o plantio associativo para produção própria de medicamento, isso continua sendo um entrave para a maior parte das pessoas que precisam do tratamento.

“A vitória vai ser quando a gente tiver uma liberação mesmo, tanto individual quanto associativo. Isso vai trazer menor custo e as famílias vão conseguir produzir seu óleo”, comenta Cláudia.

Cláudia e o filho Mateus: qualidade de vida aumentou muito após maconha medicinal (Foto: Arquivo pessoal)

Entenda

Os filhos delas nasceram com síndromes raras e já chegaram a sofrer dezenas de convulsões por dia.

Depois de conquistarem autorização da Anvisa para importação do medicamentos à base de maconha – em conjunto com outros tipos de terapia – os ataques convulsivos foram controlados.

As crianças passaram a ter muito mais qualidade de vida e apresentaram melhora na capacidade cognitiva, de comunicação e no sistema imunológico, por exemplo.

“Minha filha é outra criança antes e depois da cannabis medicinal. Antes ela estava sempre internada, eu não podia nem trabalhar”, conta Nayara. Com a redução das convulsões, a irritabilidade da menina também diminuiu muito, diz a mãe.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
  • 2
    Homem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em Marília
  • 3
    Mulher é esfaqueada por ex em frente de academia
  • 4
    Homem invade apartamento na zona sul, agride mulher e danifica viatura

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no FragataAcusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
Acusado de matar adolescente e esfaquear a ex é preso no Fragata
LAZER
Sesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para famíliaSesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para família
Sesi abre programação cultural de 2026 com Carnaval para família
PODER JUDICIÁRIO
Perícia parcelada no aeroclube pode adiar obras do aeroporto de MaríliaPerícia parcelada no aeroclube pode adiar obras do aeroporto de Marília
Perícia parcelada no aeroclube pode adiar obras do aeroporto de Marília
BARBÁRIE
Homem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em MaríliaHomem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em Marília
Homem esfaqueia ex e mata namorada adolescente em Marília

Últimas notícias

Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor
STJ afasta cautelarmente ministro acusado de importunação sexual
Câmara aprova créditos para triturador de entulho de R$ 1,6 milhão e nova Emei
Sem patrões e religiosos, Conselho Municipal LGBTQIA+ abre processo eleitoral

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie