Relatórios apontam mais problemas na Saúde em Marília
O relatório da fiscalização ordenada realizada em Marília no último dia 26 de novembro, no Hospital das Clínicas e Pronto Atendimento (PA) da zona Sul, mostra ainda mais irregularidades do que o Marília Notícia já havia antecipado.
Um dia após a vistoria, na quarta-feira (27), o site mostrou parte dos problemas encontrados. Os relatórios individuais das unidades ainda não haviam sido publicados, mas a reportagem teve acesso às fotos da fiscalização.
Os relatórios só foram disponibilizados nesta sexta-feira (29) e neles constam, por exemplo, uma reclamação sobre o atendimento do PA da zona Sul, gerido em parceria da Prefeitura com a Gota de Leite.
Segundo a fiscalização, o atendimento foi considerado regular em uma das entrevistas. “Pacientes reclamaram que nem sempre são atendidos com cordialidade”, consta no relatório.
Em outra vistoria realizada em junho no local também foram feitas queixas por pacientes. Desta vez consta ainda que reclamação sobre “desorganização, tendo casos de perder a ficha do paciente, demora no atendimento, falta de atenção com pacientes passando mal”.
Ali os banheiros também não estavam em “boas condições de assepsia” nem possuíam dispositivos de acessibilidade, assim como a entrada do PA – o que já tinha sido revelado pelo MN.
Outro problema lá dentro foi a falta de farmacêutico. O profissional responsável pela distribuição de medicamentos não tem formação na área. Outra situação denunciada em junho pelo TCE.
A informação é de que uma farmacêutica vai começar a trabalhar no local a partir do dia 2 de dezembro, mas apenas entre 7h30 e 13h30.
“Os demais períodos, no entanto, ainda ficarão sem responsável, porém, de acordo com as informações recebidas, haverá concurso para resolver o problema”, diz o relatório.
O armazenamento de medicamentos controlados também foi considerado inadequado. Falta do chamado alvará dos Bombeiros e de certificado de desinsetização são outras irregularidades do PA.
Já no Hospital das Clínicas, além de medicamentos próximos da data de validade – problema já revelado pelo MN – também se constatou falta do alvará dos Bombeiros e ausência de controle de qualidade da água.
“Foi apresentado somente laudo de higienização das caixas d’águas”, consta no relatório. Outra situação – também já divulgada pelo site – foi a presença de macas com pacientes nos corredores do HC. Em uma das farmácias do hospital também se verificou falta de prateleiras e espaço.