Unimar capacita docentes e coordenadores sobre a curricularização
A Universidade de Marília (Unimar) realizou o processo de capacitação de docentes e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação acerca da inserção das matrizes curriculares com a extensão acadêmica. Junto ao ensino e a pesquisa, a extensão compõe o tripé da Instituição e caminha junto ao Plano Nacional de Extensão estipulado pelo Ministério da Educação (MEC).
Em 2018 uma resolução foi inserida, tornando obrigatório que 10% da carga curricular esteja na extensão, que é a união da comunidade acadêmica com a sociedade, oportunizando a troca de saberes sistematizados e gerando a produção de conhecimento com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.
De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, foi um dia de aprimoramento em um tema muito importante para a Instituição. “Quero agradecer a todos que estiveram conosco neste processo de formação riquíssima, de um tema tão importante que é a inserção das matrizes curriculares dos cursos de graduação. Nós estamos junto à Pró-reitoria de graduação discutindo e trazendo à baila este assunto que direciona às atividades práticas e as vivências reais dos alunos matriculados em nossos cursos de graduação.” conta.
Ainda segundo Fernanda, o objetivo é formar profissionais ainda mais qualificados que irão transformar a sociedade. “Esperamos ao final deste processo que as matrizes curriculares da Unimar possam ser ainda mais inovadoras, no sentido de aproximar a sociedade e as empresas, e que elas possam trazer os problemas reais para dentro da sala de aula e que a Universidade, junto aos acadêmicos, façam um diagnósticos e busquem soluções para estas situações. A partir de então, teremos um egresso que de fato fará diferença na comunidade que estará inserido”, ressalta.
A capacitação foi ministrada pela docente da Universidade Luterana do Brasil de Canoas, no Rio Grande do Sul, Simone Imperatore. Segundo ela, o processo foi uma troca de experiências. “Estar com os docentes da Universidade de Marília foi um processo de troca muito afetiva de vivências acerca da curricularização da extensão. Compartilhei um pouco da minha rotina acadêmica e conheci o funcionamento, práticas e concepções dos cursos da Unimar. Assim, conseguimos juntos refletir sobre possíveis trajetórias que a instituição pode desenhar sobre o futuro da curricularização da instituição.” explica.
De acordo com a Simone, a extensão é base para a construção de um currículo que forme um aluno crítico e reflexivo. “Esta é uma reflexão para a construção de um projeto pedagógico que realmente transforma a Universidade e a sociedade”, conta.
Docentes e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Marília participaram efetivamente da discussão. Entre eles, a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Débora Massarollo Ottoboni. Para ela, a capacitação é o começo da implementação de novas formas de aprendizagem. “Nós coordenadores e os professores precisamos pensar juntos em formas integralizadoras, porque são muitos os benefícios que iremos promover aos alunos e comunidade. Vejo que este processo é uma direção de ganha a ganha. Além disso, a professora Simone é sensacional, ela veio realmente esclarecer o tema para que a gente consiga desenvolver daqui pra frente projetos de uma forma muito mais confiante e realmente fundamentada, resultando em sucesso. Pra mim hoje foi um dia extremamente enriquecedor”, comemora.