MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 26 jun. 2014

Cardiologia da Santa Casa de Marília opera criança de sete anos

por Marília Notícia
CirurgiaTeve alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Infantil a paciente de sete anos submetida a uma cirurgia cardíaca na Santa Casa de Misericórdia de Marília. O procedimento foi realizado na última sexta-feira, dia 20, com a participação de um cirurgião cardíaco e uma intensivista visitantes. A criança, do sexo feminino, passou por uma atriosseptoplastia com exploração da válvula pulmonar. O procedimento é considerado invasivo e de alta complexidade, realizado apenas nos melhores centros de cardiologia Estado com suporte especializado.

A menina, que teve a identidade preservada, é moradora em Tupã (70 quilômetros de Marília) e sofria com uma CIA (comunicação interatrial). Trata-se de um defeito do septo atrial, ou seja, um orifício anormal que comunica o átrio direito (câmara cardíaca superior direita de baixa pressão) com o átrio esquerdo (câmara cardíaca superior esquerda de alta pressão). A doença é congênita e quando não tratada pode provocar hipertensão pulmonar.

O cirurgião cardíaco José Cícero Stocco Guilhen, que atualmente integra a equipe do Hospital São Paulo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), conta que a cardiopatia tem poucos sintomas. Por isso, em muitos casos, sequer chega a ser diagnosticada. Na contramão deste mal silencioso estão as consequências na vida adulta.

O médico destaca que o procedimento durou cerca de quatro horas. Pode até ser considerado de complexidade moderada, em se tratando de cirurgia cardíaca, entretanto só pode ser feito em unidades que contam com suporte. “A Santa Casa de Marília tem uma UTI Infantil estruturada e uma equipe preparada a fazer o acompanhamento da paciente. Isso nos deu tranquilidade para fazer a nossa parte,” disse Guilhen, que operou ao lado do também cirurgião Marcos Gradim Tiveron.

 

IMG_4808

Cirurgiões Marcos Gradim Tiveron, com José Cícero Stocco Guilhen e Rubens Tofano de Barros, ao centro

Rubens Tofano de Barros, cirurgião da equipe da Santa Casa e presidente da Scicvesp (Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo), acredita que novos procedimentos poderão ser feitos. “Tivemos, nos últimos anos, muitos investimentos na retaguarda para a cirurgia cardíaca. A unidade de terapia intensiva, para as crianças, é um deles”, destacou.

O serviço é credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível a moradores em municípios de abrangência da DRS IX (Direção Regional de Saúde), que conta com 62 cidades. Está ainda à disposição da central de regulação do Estado, que tem autonomia para encaminhar pacientes de outras regiões.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região
  • 3
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 4
    Justiça solta mulher e acata denúncia contra dois por esquartejamento

Escolhas do editor

JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida
8 DE JANEIRO
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em BrasíliaArgentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
CLIMA NATALINO
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feiraMarília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Últimas notícias

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema
Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea
App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie